Fim do I COULD KILL FOR DESSERT e Estréia do Canal COZINHA BOSSA & MALAGUETA - #ICKFD

Seu vídeo inicia em 6

Fim do I COULD KILL FOR DESSERT e Estréia do Canal COZINHA BOSSA & MALAGUETA - #ICKFD

Introdução

Seja bem-vinda/o à estreia do canal COZINHA BOSSA & MALAGUETA. Este é o fim do I COULD KILL FOR DESSERT, uma sobremesa que celebra o primeiro episódio com elegância e ousadia. Fim do I COULD KILL FOR DESSERT é uma sobremesa de camadas: mousse de chocolate intenso, um creme suave com baunilha e um crocante de avelã que introduz o contraste crocante perfeito. Ideal para encerrar uma noite de gravação ou para impressionar em uma ocasião especial. Sirva em taças alinhadas com a energia do #ICKFD e compartilhe o momento com quem acompanha o canal.

Ingredientes

  • 200 g de chocolate meio amargo
  • 300 ml de creme de leite fresco, dividido
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 150 g de Nutella (opcional, para camada de creme de avelã)
  • 80 g de avelãs torradas, picadas
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para o crocante)
  • 1 colher de sopa de água (para o crocante)
  • Framboesas ou morangos para decorar

Modo de preparo

  1. Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas em intervalos curtos, mexendo até ficar liso.
  2. Aqueça 150 ml do creme de leite e misture ao chocolate com o açúcar, a baunilha e uma pitada de sal, formando uma ganache brilhante.
  3. Deixe a ganache esfriar levemente e, enquanto isso, bata o restante do creme de leite até obter picos suaves.
  4. Incorpore delicadamente o creme batido ao ganache, em movimentos de baixo para cima, até obter uma mousse aveludada.
  5. Prepare o crocante: leve ao fogo o açúcar com a água até formar caramelo dourado; junte as avelãs, mexa rapidamente e espalhe sobre papel-m manteiga. Deixe endurecer e quebre em pedaços.
  6. Montagem: em taças, coloque uma camada de mousse. Se desejar, espalhe uma fina camada de Nutella. Adicione o crocante de avelã e repita as camadas. Finalize com as frutas para decorar.
  7. Leve à geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Tempo, rendimento e dificuldade

  • Tempo de preparo ativo: 40 minutos
  • Tempo de geladeira: 2 horas
  • Rendimento: 4 porções
  • Dificuldade: Fácil

Variações

  • Versão sem lactose: substitua o creme de leite por creme de leite sem lactose e utilize chocolate sem lactose; mantenha o crocante com manteiga comum ou use manteiga sem lactose.
  • Versão vegana: use chocolate vegano, creme de leite de coco fresco para a mousse e óleo de coco para o crocante; substitua a Nutella por uma pasta de avelã vegana.
  • Sem nozes: substitua as avelãs por castanhas de caju torradas picadas ou belts crocantes de arroz para manter a crocância.
  • Frutado: altere a decoração para mirtilos, morangos e raspas de laranja para variar o aroma.

Dicas

  • Para um acabamento brilhante, não aqueça demais o chocolate ao derreter e adicione o creme de leite ainda morno para facilitar a emulsão.
  • Ao bater o creme de leite, não exagere para evitar que vire manteiga; picos macios são ideais para incorporar na ganache.
  • O crocante funciona melhor quando feito com avelãs torradas, que liberam aroma e sabor intensos ao caramelizar.
  • Se a mousse endurecer demais ao gelar, retire por alguns minutos antes de servir para ficar na temperatura ideal de degustação.